Projecto Escola

Aqua – Sentinels – Investigação Biológica na Escola

Os problemas de degradação da qualidade da água, aliados às crescentes necessidades cada vez mais exigentes em termos de qualidade, obrigam a um conhecimento detalhado do estado do sistema aquático. A monitorização biológica responde em grande medida às lacunas da monitorização química convencional, complementando-a.

O conceito de biomonitorização assenta no estudo das respostas biológicas (Biomarcadores) dos seres vivos (Bioindicadores) para avaliar alterações no meio, geralmente alterações devidas a causas antropogénicas. Entre os bioindicadores mais comuns estão as dáfnias (conhecidas por pulgas-de-água) que são pequenos crustáceos típicos de águas doces. São excelentes organismos indicadores da qualidade da água uma vez que apresentam elevada sensibilidade a uma grande variedade de tóxicos. A temática da poluição dos ecossistemas aquáticos encontra-se presente na Escola e salas de aula. Os programas de diversas disciplinas abordam as causas e efeitos da actividade antropogénica nestes ecossistemas. No entanto, esta temática raramente é apresentada ou abordada com o recurso ao ensino experimental.

Este projecto visa envolver alunos e professores na promoção da aprendizagem de conteúdos e procedimentos relevantes no âmbito da biologia e da investigação científica, através do apoio à realização de atividades laboratoriais explorando as dáfnias como organismos bioindicadores da qualidade da água. O projeto inclui atividades experimentais que englobam a caracterização morfológica destes organismos e/ou a avaliação da toxicidade da água com base nas suas respostas biológicas (letais ou subletais - fototactismo ou fluorescência), dinamização de clubes de ciências e divulgação científica através de palestras.

Praceta Artur Marques, nº37
4470-079 Maia

Telm: 917610240
Tel/Fax: 223389153

Email: nostoc.geral@gmail.com

Nostoc © 2015 | Powered by Alwayswell & Tiago Correia | Designed by Nostoc